simetria

si.me.tri.a
substantivo feminino
1.
qualidade do que é simétrico
2.
conformidade de tamanho, forma, posição entre as partes de um todo situadas em lados opostos de uma linha média
3.
harmonia resultante de certas combinações e proporções, de motivos ou elementos de composição artística
simetria bilateral
simetria relativa a um só plano ou a um só eixo
simetria radiada (ou radial)
simetria relativa a vários planos que passam por uma mesma reta (eixo central), ou a várias retas que passam por um mesmo ponto (centro da radiação)
MATEMÁTICA transformação por simetria
operação em que – relativamente a um ponto (centro), relativamente a uma reta (eixo) ou relativamente a um plano (plano de simetria) – a cada ponto A (original) se associa outro ponto A' (imagem de A), de modo que o segmento de reta AA' tem, respectivamente, o centro como ponto médio, o eixo como mediatriz e o plano de simetria como plano mediador
ORIGEM DA PALAVRA|do grego symmetría, «justa proporção», pelo latim symmetrĭa-
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • A chave que abre as portas para os segredos da criação é a simetria.
  • A simetria dos gestos desempenhada pelo elenco nem sempre é muito original, mas consegue poetizar o espetáculo de um modo muito interessante.
  • Foi dito às mulheres que elas valem a simetria de seus rostos, seus corpos, sua beleza e é nisso que este filme se baseia.
  • Por simetria, os Tribunais vêm seguindo o entendimento do STF no sentido de que o ICMS não compõe o conceito de receita bruta/faturamento e, portanto, deve ser excluído também da base de cálculo da CPRB.
  • Quem culpa um ciclone só faz isso por não atinar que massas compactas não são exatamente a ideia que um ciclone faz da simetria.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por