subordinação

su.bor.di.na.ção
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de subordinar ou subordinar-se
2.
sujeição, obediência, dependência
3.
disciplina
4.
GRAMÁTICA relação de dependência de uma oração em relação um elemento, um constituinte ou uma oração, em que a primeira desempenha função sintática na frase
ORIGEM DA PALAVRA|do latim subordinatiōne-
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • Em diálogo e confronto com as realidades políticas produzidas pelas experiências democráticas e revolucionárias do século XX latino-americano, o curso analisará as tendências do capitalismo na América Latina, o resgate de sua história, o significado da guerra de baixa intensidade e a crise estrutural dada a subordinação às áreas de desenvolvimento capitalista centrais.
  • Embora a banca alegasse que era apenas proprietária da casa de jogo, e não empregadora da cambista, seu preposto admitiu em juízo a habitualidade na prestação de serviços, a onerosidade (pagamentos quinzenais) e a subordinação (horários fixos).
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por