sufrágio

su.frá.gi.o
substantivo masculino
1.
ato de escolher por meio de voto, votação
2.
voto
3.
adesão
4.
aprovação
5.
preces para sufragar as almas dos mortos
sufrágio direto
sufrágio em que os cidadãos elegem os governantes sem intermediários
sufrágio indireto
sufrágio em que os cidadãos apenas escolhem os eleitores encarregados de proceder à eleição dos governantes
sufrágio universal
direito do voto para eleição dos representantes de uma nação exercido por todos os indivíduos de maioridade e não incapazes por lei
ORIGEM DA PALAVRA|Do latim suffragĭu-
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • A mobilização ocorreu pouco depois de um referendo oficioso sobre a instauração do sufrágio universal direto, do qual participaram quase 800.
  • O sufrágio universal, direto e secreto consagrado pela Constituição de 1988 é peça de comércio para muitos brasileiros.
  • Os delegados pregam 'total liberdade para que ideias sejam expostas, defendidas e escolhidas através do sufrágio universal, a fim de que as instituições permaneçam sólidas e demonstrem, de fato, a lisura do ato democrático em todas as suas nuances, a começar pela escolha do líder do executivo nacional'.
  • Riddell é sexo e sufrágio, e que ela escreveu um livro sobre uma mulher que era incendiária e sufragista, muito pertinente.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por